skip to Main Content
​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​ ​ ​

Ajuda para ligar computadores em rede

Bom dia,

Coloquei esta questão há alguns dias mas infelizmente ainda ninguém me deu qualquer dica.

Solicito ajuda para resolver problema com uma rede Privada no Windows 10 versão 1809;

Possuo três computadores na minha residência que já tiveram a funcionar bem em rede, mas que ao serem alterados os respetivos SO, deixaram de comunicar corretamente. Como recentemente passaram a funcionar todos com o Win 10 versão 1809, resolvi criar novamente uma rede Privada, seguindo todas as instruções disponíveis na microsoft, configurações de partilha, etc,, ou seja:

Computador A – PC Tower Insys 4 GB RAM ligado por LAN

Computador B – Tablet/PC Acer I3, 8 GB RAM ligado por WI-FI

Computador C – NoteBook Acer I7, 16 GB RAM Ligado po LAN

Todos têm o mesmo nome de rede.

Acontece que apenas o computador A, vê todos os outros e acede a todos/ pastas partilhadas e permite copiar os ficheiros dos outros PCs

Os outros PCs ( B e C) veem o router a impressora partilhada na rede, imprimem para a impressora, mas não têm acesso a nenhum PC.

Deve faltar alterar alguma configuração que eu desconheço, pelo que peço ajuda para resolver a situação.

Obrigado.

Carlos Manuel

This Post Has 7 Comments
  1. Bom dia,

    Esse problema já aqui foi abordado, nomeadamente pelo Rui Paz, e parece que é mesmo mais um defeito do Windows 10.

    Aliás, como está referido no artigo “Como ligar computadores em rede local”, publicado na página 18 desta revista computador 223, a rede local deverá acabar e ser substituída pelo “conceder acesso a” e, nesse artigo é sugerida a criação de contas locais para lhes ser concedido acesso a pastas:

    utilizador.pt/como-ligar-computadores-em-rede-local/

    A Microsoft tem uma página de suporte sobre esta questão mas não sei se resolve, já que também eles não sabem:

    support.microsoft.com/pt-pt/help/10741/windows-fix-network-connection-issues

    Cumprimentos,

    Luís Neto

  2. Olá Carlos,

    Criou uma conta de utilizador e password igual em todas as máquinas? isto facilita os acessos mesmo que a máquina a ser acedida seja usada com um utilizador diferente.

    Uma das coisas que eu faço sempre é desactivar o Simple Sharing Wizard que só complica! trata-se de uma opção dentro das Opções das Pastas…

    Neste link pode ver a opção num Windows 7, no Windows 10 é idêntico
    http://www.eduhk.hk/ocio/content/faq-how-disable-simple-file-sharing-windows

    Suponho que Computador A, B e C sejam exemplos, os nomes dos computadores na rede têm que ser todos diferentes e não podem conter espaços no nome nem caracteres especiais porque isso baralha as coisas…

    Não se esqueça que caso utilize algum antivírus que inclua Firewall este terá que ser configurado para permitir o acesso por Vizinhança de Rede ou desligá-lo.

    Já tentou aceder às máquinas escrevendo na janela Executar (tecla Windows + R) \\ip_do_computador <file://ip_do_computador> em vez do nome?

    ____

    Rui Paz

  3. Boa tarde Sr. Luís Neto,

    Obrigado pela sua resposta.
    Já tinha efetuado os procedimento,s quer descritos na revista referida, pág.18, quer os constantes da página de suporte da Microsoft, pelo que me resta esperar por melhor dias e arrumar este assunto na pasta CQTR,
    Obrigado, melhores cumprimentos,
    Carlos Lopes

  4. Bom dia,

    Em complemento, encontrei uma discussão semelhante no fórum da própria Microsoft, onde dizem que se for desactivado o serviço “Function Discovery Resource Publication” , colocando-o no estado de “manual” e reiniciando de seguida o pc, os computadores já aparecem na detecção de rede:

    social.technet.microsoft.com/Forums/en-US/41cfb8b9-c876-4684-a51a-32252500f583/turning-on-network-discovery-does-not-enable-function-discovery-resource-publication?forum=win10itpronetworking

    Parece que é mais uma “mania” do Windows 10, quer na versão 1809 quer na anterior, 1803.

    É uma questão de experimentar e partilhar connosco o resultado.

    Cumprimentos,

    Luís Neto

  5. Olá,

    Não faço ideia se a sugestão que o Luís Neto encontrou é válida ou não, eu ignoro completamente o Ícone Network, Vizinhança de Rede, etc. isso nunca funcionou decentemente em máquinas que não estão ligada a um Domínio Microsoft, tanto assim é que a própria Microsoft já anunciou que vai remover pura e simplesmente esse ícone em próximos Windows tal como já fez com o HomeGroup…

    Recomendo sempre aceder directamente via a caixa run ou na caixa de pesquisa com \\nome_da_maquina\nome_da_partilha <file://nome_da_maquina/nome_da_partilha> ou \\ip_da_maquina\nome_da_partilha <file://ip_da_maquina/nome_da_partilha>

    Quando o caminho de rede funciona pode-se mapear uma letra de drive para facilidade de acesso. Importa referir que no último Windows 10 (1809) foram reportados problemas com drives mapeadas que após reiniciar o computador ficam com erro, a Microsoft lançou entretanto um update que supostamente corrige esse problema mas que alguns utilizadores dizem que não resolve!…

    ___

    Rui Paz

  6. Boa noite,
    Venho agradecer aos Senhores Rui Paz e Luís Neto a preciosa ajuda que prestaram através de todas as dicas que forneceram, que me possibilitaram ao fim de várias horas e tentativas na alteração das configurações, alcançar a resolução da ligação em rede dos PCs.
    Presentemente já tenho dois visíveis a partilhar as pastas pretendidas em ambos os sentidos, falta-me agora configurar o terceiro PC, adotando os mesmos procedimentos.
    Estou a pensar em produzir um vídeo no Youtube para ajudar outros utilizadores a resolverem situações semelhantes.

    Obrigado, um abraço,
    Carlos Lopes

  7. Boa noite,
    Venho agradecer aos Senhores Rui Paz e Luís Neto a preciosa ajuda que prestaram através de todas as dicas que forneceram, que me possibilitaram ao fim de várias horas e tentativas na alteração das configurações, alcançar a resolução da ligação em rede dos PCs.
    Presentemente já tenho dois visíveis a partilhar as pastas pretendidas em ambos os sentidos, falta-me agora configurar o terceiro PC, adotando os mesmos procedimentos.
    Estou a pensar em produzir um vídeo no Youtube para ajudar outros utilizadores a resolverem situações semelhantes.

    Obrigado, um abraço,
    Carlos Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top