skip to Main Content
​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​ ​ ​

Burla por SMS por cobrança de dívida à EDP

Caros amigos,

Gostaria de partilhar um perigo de burla que, ao que parece, está a acontecer todos os dias, impunemente.
Pensamos que só acontece aos outros mas aconteceu comigo no passado sábado:

– Recebi uma mensagem SMS, supostamente enviada pela EDP comercial, a informar que tinha 154 Euros em dívida e o prazo limite terminava no dia 29 (exactamente no sábado), após o que seria cortada a luz. Até vinha com a referencia Multibanco para pagar esse valor.

– Embora a minha esposa, alarmada, tivesse dito para pagar e depois logo se acertavam contas se não fosse devido, pensei melhor e tentei ligar para os serviços da EDP. Claro que ao sábado ou fora de horas aquela gente não atende.

– Regressei a casa e fui ver se conseguia contactar através da Internet. E não é que eles têm uma página onde avisam para este tipo de burlas, que ao que parece acontecem quer por SMS quer por chamada telefónica, e os vigaristas até podem vir tocar à porta a dizer que são da EDP e vão cortar a luz a não ser que paguemos a tal dívida.

A página é esta:
www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/tentativas-de-fraude/

Nesta página até são indicadas as entidades de Multibanco usadas pelos vigaristas (e de facto era 21800, uma entidade vigarista).
A minha indignação perante a justiça portuguesa (se é que tal coisa existe) é esta:
– Então, se são conhecidas as entidades que tentam roubar esse dinheiro, não é possível remove-las, elimina-las? Ou, é preciso obter uma carta assinada pelos vigaristas a assumir que nos roubaram (como acontece com os seguros dos telemóveis, que não valem de nada a não ser que cortemos um dedo ao ladrão).

Fica a minha manifestação de pesar pela ineficácia de quem nos deveria defender e nada faz.

Américo Bernardes

This Post Has One Comment
  1. Realmente incrível! Como isto continua a ser possível? Onde estão, por exemplo,a DECO ou Instituto de Defesa do Consumidor? Ou as próprias Autoridades contra a criminalidade digital?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top