skip to Main Content
​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​ ​ ​

Cuidado com a actualização de Outubro do Windows 10

Viva,

A Microsoft agendou para hoje (dia 02 de Outubro) uma apresentação “surpresa, em Nova Iorque (E.U.A.).
Todos os analistas apontam para a possibilidade de ser anunciada a disponibilização da “Actualização de Outubro”, para o Windows 10.

ÚLTIMA HORA
A Microsoft cancelou a actualização, para resolver diversos problemas, nomeadamente a possibilidade desta eliminar os ficheiros das pastas pessoais (documentos, imagens, etc.). Embora afirmem que apenas afectarão 1 computador em cada mil, sao muitos milhares aqueles que podem ser afectados:
https://utilizador.pt/cuidado-nao-instale-ainda-a-actualizacao-de-outubro/

Isto dá-nos razão quanto a uma sugestão que temos publicado e repetimos: NÃO INSTALE apressadamente esta actualização (ou qualquer outra), deixe passar alguns dias e depois sim, a Microsoft já terá resolvido os “bugs” iniciais e haverá maior garantia de sucesso!

As novidades deste novo Windows são as publicadas (e explicadas na prática) nesta edição 220 da revista COMPUTADOR (página 19).
Também encontra nesta revista a solução para IMPEDIR A ACTUALIZAÇÃO, até que todos os “bugs” tenham sido corrigidos:




Entre as notícias de problemas detectados nesta actualização, existe um que poderá interromper a actualização a meio e impedir o acesso ao computador: A falta de espaço livre em disco.
(Veja por exemplo aqui essa notícia)

Ao que consta, o processo de actualização (ao proceder à actualização) poderá não conseguir determinar o espaço livre em disco e, sem saber se é suficiente para esta actualização, inicia-la-á originando um erro que poderá bloquear o computador e impossibilitar o arranque: o Windows terá de ser reparado ou reinstalado.

Como precaver e evitar este problema?
Seja ou não um problema resolvido antes da disponibilização desta nova actualização (obrigatória), é aconselhável tomar precauções e garantir pelo menos 10/15 GB de espaço livre antes de proceder, ou autorizar, a actualização:

1. – Aceda às definições do seu Windows 10 e, dentro de “Sistema”, clique sobre “Armazenamento”.


2. – Deslize as opções visíveis na direita e, sob a categoria “Sensor de armazenamento”, clique sobre “Libertar espaço agora”.


3. – Aguarde que o assistente calcule o espaço que pode ser libertado e terá recuperado alguns gigabytes de espaço livre.


Como prevenir este e outros problemas com as actualizações?
Para além desta precaução, fundamental, é conveniente seguir todas as dicas que temos publicado, quer nesta edição 220 da COMPUTADOR quer nas revistas anteriores.
Recordamos que por exemplo a edição 217 publicou vários artigos que permitem prevenir e corrigir quaisquer problemas originados por actualizações mal sucedidas.

Como atrasar ou impedir esta actualização?
Se não desejar esta actualização, ou a desejar atrasar, encontra nesta revista 220 também um guia para o fazer (página 43).
Esta atitude é ajuizada, já que nos próximos dias serão (como sempre) conhecidos problemas que a Microsoft resolverá passo-a-passo.

Como proceder imediatamente à actualização?
Pelo contrário, se é um utilizador experiente e com pressa de viver, já sabe que poderá verificar se a actualização de Outubro está disponível (mesmo que seja hoje apenas verá essa indicação à noite, devido ao fuso horário norte-americano, pois o evento começa às 9 da noite) acedendo à seguinte página:
https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10


Nota: Manteremos este artigo actualizado com tudo o que soubermos a respeito desta actualização.

02-10-18
21:30

Confirmou-se a nossa notícia, a actualização de Outubro já está disponível e, quem desejar pode proceder à actualização:

https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10

Recordamos que apenas deve proceder imediatamente a esta actualização caso tenha confiança e capacidade para resolver qualquer problema inesperado.
Mas, a ENTREAJUDA INFORMÁTICA está disponível para todos os leitores e assinantes:
https://utilizador.pt/computador-220/

06-10-18 10:30

Infelizmente, os cuidados para os quais alertámos tornaram-se num problema grave e a Microsoft cancelou a disponibilização da actualização, sem indicar a data em que voltará a ser disponibilizada já com todos os “bugs” remendados…


Página anterior...



Onde encontrar?
– É mais provável encontrar em papelarias e supermercados/centros comerciais, mas as revistas sao disponibilizadas a todos os pontos de venda, incluindo quiosques, embora muitos destes não apreciem este género de revistas (dizem-nos que o povo gosta é da bola, telenovelas e intrigas de “famosos”).

Caso nao encontre, indique-nos p.f. a localidade e tentaremos indicar pontos de venda proximos:

Maria de Jesus
jesus@futuro.net
21 797 14 57

Sabia que?
Embora as revistas sejam colocadas à consignação, graciosamente e sem qualquer custo, alguns pontos de venda não as colocam à mostra…
Se não vir as revistas, pergunte se não estão “debaixo do balcão”, ou pergunte porque não pedem à distribuidora (Vasp) para as receber. Ganha o ponto de venda, ganha o leitor, ganhamos nós também (repare que não sobrevivemos da publicidade, mas de cada revista comprada pelo leitor, ou subscrita)…
Em alternativa, considere p.f. a assinatura, tem muito mais vantagens: CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top