skip to Main Content
​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​ ​ ​

Desfragmentação e Otimização do Windows 10

Amigos,

No meu desktop, 64bits, com W10-Home-20H2, com dois discos FÍSICOS distribuídos por (3+3) partições, ao correr a ferramenta de Defrag+Optim, deparo-me com a seguinte situação:

——————————-

A operação decorre normalmente mas, no fim, prevalece uma partição(?) designada como

‘Sistema Reservado’ que indica “Necessita de otimização – 21% fragmentado”.

Todavia, selecionada esta linha e tentando correr, novamente, a opção “OTIMIZAR”, o processo mostra, de forma muito rápida, as passagens ‘Passo 1/Passo 2’ e logo pára o processo.

————————————————-

O funcionamento do sistema mostra-se muito lento e, supondo ser esta uma causa, não consigo otimizar a zona que o próprio W10 me informa como necessitando de desfragmentação.

Alguém pode ajudar?

Grato

_____________
Rogério de Sousa
* Porto

This Post Has 7 Comments
  1. Caro Rogério:
    Como certamente muito bem sabe, o Windows 10 traz um defragmentador embutido que é (comunis opinio…) muito limitado nas respectivas funcões. A Piriforme tem alguns programas baratos (alguns em regime “free”) muito bons (na minha opinião…) de que destaco o CCleaner, o Speccy e, claro… o Defrager.
    O que lhe acontece pode ser motivado por essa partição estar compacta e não precisar de defragmentação. Daí a rapidez com que se executa o trabalho!…
    Tente fazer o download do DEFRAGER da Piriforme, instale-o e execute-o. Pode ser que o satisfaça!…
    Saúde, cordiais cumprimentos do
    José Campos

  2. Hola boa tarde Sr. Rogério,

    eu estou a utilizar um

    programa que se chama :

    Super Easy Live Defrag.

    Pode ser que este programa

    que é gratis o possa ajudar a

    resolver o seu problema.

    Abraço – Gil Veja

  3. Amigo Gil Veja,

    obrigado, mas continuo a estranhar que seja o próprio W10 (20H2) que informa da fragmentação e não permite resolver a situação.

    Grato, mas aqui fica a informação!

    _____________
    Rogério de Sousa
    * Porto

  4. Bom dia,

    O seu desfragmentador tem a opção de desfragmentar na inicialização do Windows? Se tiver, utilize essa opção para desfragmentar a partição “system reserved”. Pelo que pude ver na Internet essa partição contém a ferramenta BitLocker, programa para incriptação do disco e o sistema UEFI. Espero que consiga com isto resolver o seu problema.

    João Alves

  5. Amigo Rui,

    Tenho dois discos: 1 SATA (com o SO) e o outro IDE.

    Continuo a estranhar, apesar do hardware, que se o WINDOWS a avisar-me da desfragmentação (tal como para os restantes discos/partições e, quando arranco com a desfragmentação assinalada, entra no Passo1, Passo2 e fecha imediatamente (demora 1 segundo).

    Obrigado

    _____________
    Rogério de Sousa
    * Porto

  6. Amigo João Alves,

    Obrigado pela sugestão, mas a modificação do REGEDIT levaria a que a desfragmentação/otimização fosse executada todas as vezes que arranca.

    Com as suas dicas fui à ajuda da Microsoft e aconselham a não executar tal operação, pois isso é normal numa partição reservada; mais, se o fizer, após isso, a partição apresenta sempre uns 21/22% de desfragmentação.

    Para mim só é estranho que, ao correr a OTIMIZAÇÃO do W10, informa essa percentagem e nada seja aconselhável para fazer.

    De qualquer modo, muito obrigado pela sua sugestão.

    Um abraço

    ____________

    Rogério de Sousa
    * Porto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top