skip to Main Content
​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​ ​ ​

É possivel migrar para SSD e manter o disco antigo?

Boa tarde Caros amigos da Entreajuda

A propósito do artigo publicado na revista Computador n. 225, sob o título “Como migrar para um disco SSD” suscita-me as seguintes questões para as quais agradeço a informação de quem aqui na ENTREAJUDA me puder e souber prestar :
1 – É possível, no caso de pretender migrar para um disco SSD, manter o disco rígido existente no pc como segundo disco?
2 – Em caso afirmativo podem ter capacidades diferentes, isto é, o disco que possuo no meu PC tem a capacidade de 931,51 GB (diziam 1TB na promoção) e o SSD terá de ser semelhante ou pode ser de capacidade inferior?
3 – Importa escolher a mesma marca ou isso não é importante?

Sou um leigo nesta e em muitas matérias. Sei que terei de recorrer a um especialista para me fazer a alteração, mas gostava de estar informado, se possível, destas três questões que aqui coloco aos amigos.
Muito grato, desde já, apresento os meus cumprimentos.

Agostinho Barbosa Pereira




This Post Has 4 Comments
  1. Boa tarde,

    Caro Agostinho sim é possível ficar com os dois. Não ter a mesma capacidade. O seu é de 1TB e o SSD pode ser de 120 ou 240 ou 256GB ou maiores. Trabalham os dois sem qualquer problema. Quanto há marca pode ser cada um de marca diferentes. Agora entre os SSD sei que uns são melhores que outros mas isso já não sou a pessoa ideal para lhe dizer qual o melhor. Espero ter ajudado quanto as suas perguntas.

    Cumprimentos

    Nuno Nascimento

  2. Olá Agostinho

    Também não sou um super-entendido, mas para estas perguntas, acho que tenho as respostas:

    1 – Eu próprio tenho um SSD com 256GB (onde estão instalados o SO e programas essenciais), e outro com o material do dia-a-dia – imagens, filmes, documentos, etc., portanto a resposta é SIM

    2 – Também as capacidades dos meus discos são diferentes, tendo o HDD 1TB. Logo, resposta SIM

    3 – As marcas também são diferentes (abstenho-me de as nomear, para não dizerem que ando a publicitá-las…), logo, NÃO É IMPORTANTE.

    Todos nos começamos do zero, e à medida que vamos mexendo, vamos aprendendo umas coisas.

    Eu, numa escala de 0 a 10, já devo ir no 4…!!!

    Jojo

  3. Caro Agostinho,

    Procurando responder às suas questões:

    1 – Sim se o seu computador for um Desktop e não um Portátil. Na maioria dos computadores portáteis só têm espaço
    para um disco mas se tiver uma unidade gravador/leitor de CD/DVD é possível abdicar desta e instalar no seu lugar o disco antigo usando um kit.
    2 – As capacidades do disco e SSD podem ser diferentes, mas nesse caso para migrar o que tem actualmente no disco é necessário garantir que a quantidade de dados a copiar é inferior à capacidade do SSD, caso contrário terá que desde já organizar o disco de modo a separar os seus dados (Drive D:) do resto do sistema e programas (drive C:), isso pode ser feito criando duas partições para depois só a drive C: ser copiada para o SSD a outra continuará no disco…
    3 – A marca poder ser diferente sem qualquer problema, consoante o fabricante e a “classe” do SSD o preço é diferente e poderá verificar nas suas especificações que a velocidade de leitura e gravação também é diferente…

    Cumprimentos,

    ___
    Rui Paz

  4. Boa tarde

    Aos Senhores Nuno Nascimento,

    Jojo e

    Rui Paz

    Muito obrigado pelas explicações que fizeram a fineza de me dar, em resposta ao meu pedido de informação publicado na Entreajuda sob o título É possível migrar para SSD e manter o disco antigo?.

    O computador onde pretendo instalar o disco SSD é um Desktop.

    Fiquei assim perfeitamente esclarecido quanto às dúvidas que tinha e já estou “em maior escala” referindo-me ao que escreveu o Caro Jojo.

    Com a ideia que já tenho de preços e marcas certamente irei decidir em breve.

    Renovando os meus agradecimentos e com os meus cumprimentos,

    Agostinho Barbosa Pereira

    Agostinho Barbosa Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top