skip to Main Content
​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​ ​ ​

Ecrã azul reinicia o computador

Bom-dia caros utilizadores

O meu computador de secretaria, com Windows 10, atualizada, tem funcionado bem, até ontem.

Ao ligar apareceu-me está mensagem:

“Ocorreu um problema no PC e é necessário reiniciá-lo. Estão a ser recolhidas algumas informações de erro e o PC será reiniciado automaticamente…

Agradeço ajuda,

Manuel Penteado


This Post Has 8 Comments
  1. Não tonho uma resposta concreta para o seu problema, até porque já estou há algum tempo afastado do Windows, mas fiz umapesquisa no google com a informação que forneceu e encontrei, não para o win10, mas para o Windows 8 pelo menos 50 pessoas com o seu problema,

    Envio.lhe o link para a resposta…

    answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows8_1-performance/windows-81-reinicia-sozinho-erro-ocorreu-um/42172e00-ed86-4365-b594-2dbd5ac361f8

    Veja se o que lá está o ajuda de alguma forma.

    Quanto a mim, quem dá o que tem…

    Cumprimentos

    Ed

  2. Bom dia,

    Podem ser várias as causas de um ecrã azul de erro: ficheiros corrompidos, problemas de memoria ou de disco, etc.

    Sugeria efectuar uma analise aos ficheiros com o comando sfc /scannow e também o DISM, tal como descrito no artigo “consulte o artigo “Como resolver quase todos os problemas do Windows 10!”, publicado nesta revista Computador 223-

    Mas, os problemas de memoria são normalmente a razão desses erros.

    Consulte o artigo “Verifique o bom estado da sua memória!__” publicado na edição 214, onde é indicado para premir as teclas “Win” +” R” e digitar: MDSCHED.EXE

    Pode também usar um programa, como o Memtest, também sugerido por diversas vezes na revista:

    hcidesign.com/memtest/

    No que respeita à analise de disco, pode usar a ferramenta de diagnostico do próprio Windows (clique direito sobre a unidade – propriedades), ou usar um programa de verificação, como o HDDScan, também sugerido na revista 214, no artigo “Como saber o estado de qualquer disco”: hddscan.com

    Se nada disto resultar, tente ver se esse ecrã não indica um código de erro. Se o indicar, faça uma pesquisa desse código na Internet para ver se encontra uma página de suporte da Microsoft que diga ao que se refere.

    Espero que possa ajudar.

    Cumprimentos,

    Luís Neto

    Do moderador:

    Todos os artigos referidos estão igualmente disponíveis online:

    utilizador.pt/como-resolver-quase-todos-os-problemas-do-windows-10/

    utilizador.pt/verifique-o-bom-estado-da-sua-memoria/

    utilizador.pt/como-saber-o-estado-de-qualquer-disco/

  3. Obrigado Caro Luís Neto

    Andei a consultar revistas, e tenho o sua óptima sugestão, mas o computador não abre além do ecrã azul, logo fico inibido de fazer seja o que for.

    Agradeço, mas penso que só um técnico me pode ajudar.

    Cumprimentos

    Manuel

  4. Boa tarde,

    Se o erro acontece logo que tenta iniciar o Windows, e este nem sequer arranca, então terá de fazer o arranque com uma unidade de recuperação. Se não a criou, pode faze-lo noutro computador, usando o comando indicado no artigo “Crie facilmente uma unidade de recuperação!”, publicado nesta mesma revista computador 223: recoverydrive.exe

    Este arranque tem a opção de tentar recuperar o Windows, assim como restaurar para uma data anterior, o que deve fazer se tem os pontos de restauro activos. É que o Windows 10 tem o mau hábito de desactivar os pontos de restauro, é bom verificar se estão activos. Leia o artigo “Verifique, active e utilize os pontos de restauro!”, publicado na revista 222.

    Caso não tenha a possibilidade de restaurar para uma data anterior, e a recuperação do arranque não resulte, mas tenha criado uma imagem do sistema (muito aconselhável, e fácil, consulte o artigo “Crie uma imagem de sistema!”, publicado na revista 221) então a reposição dessa imagem resolve o problema.

    Se não tem essa imagem, poderá ter de reinstalar o Windows, e será provavelmente isso que fará o técnico. Essa reinstalação pode ser feita sem eliminar ficheiros pessoais mas existe o risco, portanto aconselho a fazer o arranque com a unidade de reparação (ou de instalação) e, mesmo que tenha de aceder à linha de comandos, efectue uma cópia de ficheiros que não possa mesmo perder.

    Para criar uma unidade de reinstalação, volto a aconselhar o artigo “Como resolver quase todos os problemas do Windows 10!” onde, na secção “Utilize a “bomba atómica”!”, tem a descrição dos passos a dar para criar a unidade de instalação (a partir do site da Microsoft) e proceder à reinstalação do sistema.

    Cumprimentos,

    Luís Neto

    Do moderador:

    Todos os artigos referidos estão igualmente disponíveis online:

    utilizador.pt/crie-facilmente-uma-unidade-de-recuperacao/

    utilizador.pt/verifique-active-e-utilize-os-pontos-de-restauro/

    utilizador.pt/crie-uma-imagem-de-sistema/

    utilizador.pt/como-resolver-quase-todos-os-problemas-do-windows-10/

  5. Caro Manuel,

    É suposto o Windows 10 detectar que falhou o arranque e entrar em modo de Recuperação do arranque automaticamente se isso não acontecer pode forçá-lo a isso. Quando o computador está a iniciar e mostra o logo do Windows com um círculo com pontos como se pode ver na imagem seguinte, desligue o computador da corrente eléctrica (pode ser desligando o botão da fonte de alimentação se existir ou na tomada!), faça isso 3 vezes e na próxima vez o Windows vai iniciar em modo de recuperação do arranque.

    mk0intowindows84fvao.kinstacdn.com/wp-content/uploads/2013/11/Windows-8.1-Boot-Logo-Changer-Picture5_thumb.png

    ___
    Rui Paz

  6. Caro Rui Paz

    Começo por agradecer a sua atenção.

    Fiz, exactamente, como me indicou e não foi fácil, pois necessitei de mais de três vezes, mas consegui.

    Deu uma mensagem que dizia, na generalidade, que estavam a tentar resolver os problemas.

    Esperei algum tempo, mas deu-me a mensagem de não ter encontrado uma solução.

    Esperei algum tempo e repeti toda a operação, aconteceu o mesmo com umas nuances, pois apresentou-me uma série de questões que vão para além das minhas capacidades.

    Desde se queria recuperar o W10 com o risco de perder os meus ficheiros, outras que não me acrescentavam muito. Atendendo às minhas limitações no assunto, tive receio em avançar.

    Obrigado por tudo, vou deixar passar algum tempo e vou tentar repetir.

    Os meus Cumprimentos

    Manuel Penteado

  7. Ola caro Sr. Manuel, para

    resolver o seu problema se calhar o

    melhor era guardar e copiar para outro

    Disco Rigido ou para varias PEN USB

    os seus documentos importantes, musicas, filmes e fotografias e fazer uma nova instalacao do Windows 10.

    Eu estou a utilizar o Windows 7 e tambem tive esse problema e entao eu tive que fazer uma nova instalacao do Windows 7 e consegui resolver esse problema.

    Devemos sempre fazer copias e

    guardar os nossos Ficheiros

    importantes (Documentos, fotos,

    musicas e filmes) em

    outros discos rigidos ou

    nas PEN USB.

    Atentamente Gil Vega

  8. Caro Manuel,

    As minhas desculpas pelo atraso na minha resposta.

    Quando o sistema tenta fazer a recuperação do arranque corre uns quantos testes que podem ou não resolver problemas, quando surge a indicação de que não conseguiu reparar dá a indicação de um log que a consulta pode em alguns casos dar pistas quanto ao problema.

    Salvo erro é possível cancelar e aceder a um conjunto de opções onde se pode aceder à Linha de Comandos, aí escrevendo Notepad o editor abre e pode-se procurar abrir o log que foi criado.

    As Opções Avançadas a que se tem acesso após a tentativa de recuperação que o sistema faz ou cancelando esta operação permitem iniciar o Sistema em Modo de Segurança que por ser um modo onde apenas um conjunto mínimo de drivers e programas são carregados pode permitir o acesso ao sistema sem que ocorra o BSOD (ecrã azul).

    Outra ferramenta que encontra nas Opções Avançadas é o Restauto de Sistema, pode ser útil restaurar para uma data anterior ao problema por exemplo após alguma actualização do Windows ou ter instalado algum programa.

    Se o Windows iniciar em Safe Mode e não em modo normal é porque algum driver ou programa carregado está a criar o problema.

    ___
    Rui Paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top