skip to Main Content
​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​ ​ ​

Gigas de lixo que tornam pc mais lento

De cada vez que corro o ashampoo ou analizador de pc do avast, por ex. os programas identificam mais de 50 gb de lixo que tornam o pc mais lento e que não sei como limpar. O avast sugere-me comprar a versão pro para fazer esse trabalho…

Reparo por ex que na pasta de actualizações do meu windows 7 professional estão la atualizações desde 2012 que devem de ocupar muito espaço.

Sera que posso limpar as mais antigas?

Que pastas do windows posso limpar, para além das obvias como a pasta temp, ou as temporárias de navegação dos browsers, google, internet explorer…, que limpo sempre que encerro a sessão, para ganhar espaço no disco, sem risco?

Obrigado

João Guilherme

This Post Has One Comment
  1. Caro João,

    Não conheço os programas que refere pelo que não sei se esses 50GB de lixo são reais ou não e mais importante se podem ser apagados sem causar problemas…

    Eu recomendo-lhe o CCleaner, apesar de algumas opções mais questionáveis em termos das opções tomadas pela produtora deste programa (agora é a Avast) em termos de opções de limpeza de ficheiros que podem ser removidos por se tratar de “lixo” gerado pelos programas, o CCleaner continua a ser bastante fiável.

    Em vez de instalar o programa recomendo-lhe o uso da versão Portable (sem instalação e sem ficar sempre em execução) usando o link: download.ccleaner.com/portable/ccsetup552.zip
    deve extrair o ficheiro zip para uma qualquer pasta e executar um dos ficheiros CCleaner64.exe ou CCleaner.exe se o seu Windows for de 64-bits ou 32-bits respectivamente.

    Utilize apenas a primeira secção para limpeza de ficheiros e não do Registry, algo que não recomendo fazer usando qualquer programa!

    Quanto às Actualizações do Windows a única ferramenta em que confio para limpar essa área são as da própria Microsoft, a data altura a Microsoft lançou uma actualização que adicionou uma opção ao Disk Cleanup do Windows precisamente para remover em segurança o “lixo” deixado pelas actualizações.
    Para ter acesso à opção “Windows Update Cleanup” é necessário executar o Disk Cleanup como Administrador, para fazer isso pode abrir o Menu Iniciar, Acessórios, Ferramentas de Sistema, dar um clique direito sobre Limpeza de Disco e escolher a opção Executar como Administrador.

    https://i.imgur.com/XkqC0PB.png

    A operação de limpeza dos updates antigos é feita em duas etapas, após reiniciar o computador o processo continua em segundo plano pelo que não se verifica logo de imediato a libertação do espaço em disco.

    Nota: Os termos em Português relativos às opções podem não estar correctos porque eu utilizo o sistema operativo em Inglês.

    ___
    Rui Paz

Os comentários estão fechados.

Back To Top