skip to Main Content
​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​ ​ ​

Mais um caso de tentativa grosseira de burla informática

Bom dia.

É meu dever partilhar convosco, para divulgação urgente, de mais um exemplo concreto e recente (chegou hoje mesmo) do que fazem os burlões e criminosos que nos tentam atacar informaticamente.

Quem não estiver atento, pode cair na desgraça de, após abrir o e-mail dos criminosos (o que eu fiz, para “apreciar” o esquema, pois não tem mal abrir, logo que não clique em nada depois da abertura), clicar em algum link que dá acesso aos perigos que estes e-mails fraudulentos contêm.

Por exemplo, se colocarmos o ponteiro do rato (sem clicar!…) em “Need more space”, ou nos falsos links “Google Play” e “App Store”, estão prontinhos para aceder! Um clique e lá vai o incauto para o inferno!

Também é necessário lembrar que o Google Photos não faz ofertas deste género, assim do nada!

Muito menos através do Outlook.

Quando muito, a GOOGLE pode sugerir a compra de mais espaço quando acedemos – com um endereço do GMAIL – quando acedemos ao GOOGLE PHOTOS, se detectarem falta de espaço.

E a decisão de comprar mais espaço ou de apagarmos conteúdos menos importantes, será então nossa.

NOTA: tentei responder, copiando e colando o endereço falso dos criminosos, mas claro que não pôde ser entregue…

Como sempre.

OBS: a mensagem estava, e bem, na pasta “E-mail de Lixo” do Outlook.

Sempre atento,

NOBRE LUSO





This Post Has 3 Comments
  1. Boa tarde,

    Agradecido pelo alerta.

    Esta burla é apenas mais uma, todos os dias estou a receber mensagens, em inglês, dirigidas a todas as contas de email (e até a outras que já não possuo mas estão reencaminhadas) a dizer que tenho sido vigiado pela webcam e sou um malandro, devendo pagar determinada quantia senão divulgam essas indiscrições.

    É tudo uma malha, uma teia que tenta apanhar o peixe desprevenido. Malandros são eles. E não há regulamento GPDR que tente sequer resolver o problema, pois como não dá multa não ganham dinheiro, e esses – todos os políticos e governantes – são outros “ladroes” que usam as ditas leis criadas por eles próprios para nos extorquir dinheiro por todos os meios.

    Vivemos num mundo, e principalmente num país, de chico-espertos, como se vai sabendo pelas noticias do dia-a-dia.

    Safe-se quem puder.

    Américo



  2. Pela parte que me diz respeito, agradeço. Entendo que a Entreajuda também é para isto. Permiito-me acrescentar que uma vista-de-olhos ao endereço do remetente deverá funcionar como sinal de alerta. Aquele endereço não tem nada a ver com o Goggle.. De qualquer modo, os meus parabéns ao companheiro Nobre Luso, não só pelo cuidado como pela divulgação. Felizmente, ele já nos habituou a estas boas atitudes.

    José Moreira



  3. Viva,

    Aproveitando o recente alerta de burlas que nos chegam por e-mail, acabo de receber um e-mail que é novo (para mim) e pode levar ao engano de muito boa gente.

    Este e-mail diz ser enviado pela Microsoft e alerta para a necessidade de actualizar o Windows.

    Aproveita certamente o facto de agora estar a começar a ser distribuída a actualização de Maio (abordada na actual revista COMPUTADOR 226 e mais explicada na próxima 227) e, vem escrito em potugues, ou melhor, brasileiro.

    O idioma brasileiro é sempre um alerta, trata-se da tradução que os malfeitores têm “mais à mão” e, reparem que está sempre recheada de erros.

    Outra dica, essencial, é não fazer cliques nas ligações mas, posicionando o cursor sobre qualquer uma (repito, sem o clique) vai ser mostrado o caminho.

    Nesta mensagem vemos que nada tem a ver com a Microsoft, é uma aldrabice.

    Como disse o amigo Nobre Luso, não há risco algum em abrir uma mensagem, qualquer, para ver o que contém.

    O risco está em cair na asneira de fazer cliques sobre os links enganadores incluídos, e ainda pior se tentar abrir qualquer ficheiro anexo.

    Cumprimentos

    Rui Pires

    ajuda@utilizadores.pt




Os comentários estão fechados.

Back To Top