skip to Main Content
​ ​ ​ ​ ​​ ​ ​ ​ ​​ ​ ​ ​ ​​ ​ ​ ​ ​

Malware – que fazer?

Entreajuda


(A Entreajuda Informática é oferecida, e reservada, a LEITORES e ASSINANTES da revista COMPUTADOR)

[ Clique AQUI para regressar ao ARQUIVO de mensagens ]


c215_144
n204_144
sm6_144

Boa tarde,
Gostaria de pedir a V/ajuda para o seguinte:
Ao correr o Malwarebytes como faço regularmente, foi detectado um “bichinho” de nome TROJAN SIREDEF.C.
O referido MBam mandou o mesmo para a quarentena, reiniciei o PC (windows 8.1) mas o mal continua por lá…julgo que no registo.
Mas, não convencido, instalei o Hitman Pro para uma segunda avaliação, foi quando nem sequer o conseguia abrir e quando tentava…o pc reiniciava. E o MalwareBytes bloqueava…
Jå em modo de segurança, desinstalei o MalwareBytes, o Hitman e o Antivírus (Avira Free).
Voltei a instalar os dois primeiros, o Avast Antivírus Free e, ainda, o ESETSirefef Cleaner.
Fiz o scanner, em modo de segurança, com todos eles e nada foi detectado.
Já com a máquina em modo normal, voltei a correr os 3 primeiros produtos de segurança e, novamente, nada foi detectado.
Agora, não tenho a certeza absoluta que o portátil esteja limpo deste malware.
Podiam, por favor, me ajudar?
Cumprimentos

This Post Has 5 Comments
  1. Caro Manuel,

    Seria útil partilhar o log do Malwarebytes que mostra a detecção inicial…

    Isso é um Rootkit que se esteve/está activo no sistema pode fazer todo o tipo de alterações e que muitas vezes instala outro malware…

    Faça download e instale o Malwarebytes Anti-Rootkit http://www.malwarebytes.com/antirootkit/ veja se este detecta e remove mais alguma coisa.

    Agora já consegue correr o Hitman Pro? se correr faça só Scan com este programa e não remova nada porque em casos de infecção com rootkits muitas vezes o Hitman faz com que o Windows deixe de iniciar, é que por vezes não basta remover a infecção tem que se reverter também as alterações feitas pelo Trojan…

    ___
    Rui Paz

     

  2. Olá

    Em vez de por em quarentena elimine de imediato.

    Use o malwarebyte ou Malwarebytes AdwCleaner ou Junkware Removal Tool by Malwarebytes

    Boa sorte

    Rui Vasques

     

     

     

     

  3. Meus caros:

    A partir das dicas do nosso companheiro do Forum especialista em informática, Rui Paz, pouco mais haverá a fazer para resolver o problema do Manuel.

    Mas aproveito o conselho do Rui Vasques e sugiro que, se não tiver, instale o “Malwarebytes AdwCleaner” e faça um scan.

    Se continuar a aparecer o “bicho”, terá mesmo de recorrer a um técnico de informática.

    NOTA: quando as viroses ficam em quarentena, não é necessário apagá-la.

    No entanto e por uma questão de habituação, também costumo apagar. Mas nada afecta a segurança.

    Nobre Luso

     

     

     

     

  4. ola, caríssimo Sr. Manuel também existe uma solução para o seu problema mas é um pouco mais arriscado e leva tempo.

    É o seguinte :

    Se você tiver a mão um Disco Rigido Livre ( Virgem ), compre uma caixa externa para pôr lá dentro o Disco Rigido Livre, faça as ligações da ciaxa externa, ligue a caixa externa á porta USB e a outra ficha a tomada da eletricidade a caixa externa traz um cabo USB e um cabo para ligar a corrente electrica ou então se tiver outro computador pode fazer cópias dos seus Documentos mais importantes tipo : Word, Excel, PDF, musicas, fotografias e videos.

    Faça isto tudo porque eu já tive problemas com os virus e as vezes uma boa Formatação ao Disco Rigido (Drive C: ) resolve o problema. Lembre se que TODOS os Ficheiros Serão Apagados com a Formatação do Disco Rígido ( Drive C:).

    Aconselho a fazer isto porque as vezes a única opção para nos livrar de um virus é fazer a formatação do Disco Rigido ( Drive C: ) mas também o aconselho primeiro a desligar ou encerrar o computador e depois sim a Retirar a Ficha da Ligação a Internet isto para que os virus não tenham hipotese de infectar o computador. Depois ligue o computador e se você tiver o cd de Instalação do Windows 7 ou 8 entre na Bios da Motherboard ( Placa Principal ) e na Opção : BOOT SEQUENCE ( Sequencia da BOOT) passe para PRIMEIRO Lugar o Leitor de CDS e em Segundo Lugar o Disco Rigido. Depois escolha a opção : GUARDAR E SAIR ( SAVE AND EXIT). Desta forma o Leitor de CDS passa a ser o Primeiro a Ler quando você iniciar o computador. Se tudo correr bem Ponha o CD do Windows no Leitor de CDS e quando aparecer no écran a seguinte frase : Prima Uma Tecla para Ler a partir do CD. Prima na Tecla Enter e o Leitor de Cds vai ler o CD do Windows a partir daqui escolha a opção Instalar o windows e Leia e Clique em seguinte e não se esqueça de pôr o Código do Windows, a Data e a Hora Atual.

    Se tudo isto correr bem então o novo Windows estará de novo bem Instalado no computador e os Bichinhos ( Virus ) não estão no registo do Windows. Porque o Novo Windons já não estará infectado por vírus.

    Escreva em um Caderno ou em uma agenda o Código do Windows e os nomes dos Programas que você instalou no computador antes de fazer a formatação do novo Windows por exemplo o OFFICE e o Adobe Acrobat Reader para ler ficheiros em PDF.

    A Parte mais Chata desta parte é o tempo que o computador demora a instalar outra vez o novo Windows e ter que voltar outra vez a instalar os Programas todos outra vez para o computador.

    Nota: Antes de fazer alguma Formatação do Disco Rigido (Drive C:), convém guardar e copiar todos os documentos mais Importantes em um Disco Rigido livre, no Google Drive, em uma ou várias Canetas USB, em DVDS e CDS Virgens. Para depois voltar a copia – los para o disco rigido com o novo Windows instalado no seu computador.

    Atentamente

    Gil Vega

     

     

     

  5. Caro confrade

    Eu tenho resolvido o problema da seguinte forma:

    Particionei o disco em duas particionei o disco em duas partições, c) e d). Na c) coloquei o sistema operativo (Windows 10) e na d) coloquei a imagem do disco c) e todos os programas que tenho para instalar assim como outros documentos,

    Quando tenho problemas de viros formato e disco c) e instalo novamente todos os programas e a situação fica resolvida.

    Espero ter ajudado.

    Abel Jose Fontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top
Procurar