skip to Main Content
​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​ ​ ​

Opinião sobre repetidor

Gostaria de saber se funciona:

O meu router é da vodafone 5G e envia sinal de wifi.

Eu precisava de comprar um repetidor asus RP-AC87 wifi dual band AC2600 para estar noutra divisão da casa .

Este (repetidor) por sua vez podia estar ligado a uma box da vodafone por cabo RJ45, em que a box por sua vez liga a uma televisão TVsmart por cabo HDMI.

É possível isto funcionar com este repetidor da ASUS… se não podem me dizer uma alternativa.

Pedro Ribeiro

This Post Has 11 Comments
  1. Olá Pedro,

    Eu não conheço o equipamento que refere pelo que a minha resposta é baseada na experiência que tenho com outros repetidores… não sei se considerou que a instalação de um equipamento desses tem que ser feita num local onde consiga captar o sinal wireless emitido pelo router principal de modo a que este possa “ampliar” o sinal wireless e “projectar” a rede mais além, isto dito de uma forma simplista.

    Cada local é diferente, para além da distância tem a questão de tipo de obstáculos pelo meio (tipo de paredes, móveis,…), interferências de outros equipamentos, etc., etc.

    Outro factor a ter em conta é o tipo de utilização pretendida, se fosse para ter acesso à Net, consultar o mail, Facebook, etc. mesmo que a ligação por wireless não fique muito famosa a coisa provavelmente funciona já na transmissão de dados que necessita para uma box quando está a ver canais HD a coisa pode não funcionar bem se a ligação não estiver realmente boa…

    A minha sugestão é que considere o recurso a adaptadores Powerline, estes permitem expandir a rede cabelada usando a rede eléctrica da casa o que permite ter uma ligação bastante estável. Existem diferentes kits uns mais simples que permitem ter rede só por cabo na outra divisão da casa e outros que para além da porta de rede criam também uma rede sem fios nessa divisão e claro a outras em redor se o sinal wireless passar…

    Alguns kits disponibilizam uma tomada eléctrica evitando assim “perder” a tomada eléctrica onde vai ligar o adaptador powerline.

    Uma das vantagens desta solução é que se mais tarde quiser ter rede em mais outra divisão basta adquirir um adaptador individual e associá-lo à rede que criou com o kit inicial.

    A Devolo é uma das marcas mais conceituadas neste tipo de soluções, eu tenho kits da TP-Link e não tenho razão de queixa.

    Exemplos:
    http://www.fnac.pt/Powerline-Devolo-PLC-dLAN-500-WiFi-Starter-Kit-9087-Acessorio-Informatica-e-Tel-Powerline/a731832
    http://www.fnac.pt/TP-Link-PLC-Powerline-AV500-WiFi-Starter-Kit-WPA4226-Acessorio-Informatica-e-Tel-Powerline/a870837

    Uma vez escolhido o tipo de kit que precisa, procure pela referência do mesmo em diferentes lojas, usei a Fnac só como exemplo, existem muitas outras lojas que vendem isto.

    ___

    Rui Paz

  2. 08/02/2019

    Olá Pedro.

    Para resolver este problema e pela minha experiência, posso aconselhar:

    É mais caro que o TP-Link, mas é mais estável e robusto.

    Boa sorte.

    Daniel Dias

  3. Bom dia!

    Utilizo o powerline desde há anos; por acaso também tenho um kit da TP-Link e estou muito satisfeito.

    Já tentei adquirir um adaptador individual para associar na rede, pela comodidade de funcionar noutra divisão da casa, mas dizem-me na Worten que não há, só mesmo comprando mais outro kit. Será assim?

    António Pinto de Paiva

  4. Olá António,

    Isso não é verdade pode adicionar outro adaptador individual sem problemas, em tempos coloquei alguma questões ao suporte da TP-link e informaram-me que até podemos usar adaptadores de outra marca porque o funcionamento dos adaptadores baseia-se em protocolos standard! apesar desta informação eu optei por usar da mesma marca não se vá dar o caso de a coisa não ser 100% compatível…

    A TP-Link até vende kits logo com 3 adaptadores http://www.tp-link.com/uk/products/details/cat-18_TL-WPA4220T-KIT-V1.20.html

    Normalmente só na primeira aquisição é que tem que ser o kit de 2 ou mais, para ligar um perto do router e que recebe o sinal por cabo Ethernet o outro na divisão em que se pretende estender a rede.

    ____

    Rui Paz

  5. Boa tarde a todos.

    Com todo o respeito pela explicação do Rui Paz, queria notar o seguinte:

    Ou seja (e sei por experiência pessoal, que vivo num apartamento de uma cidade), a rede eléctrica tem “cortes” em alguns sítios, não sendo a cablagem contínua.

    E por isso, há soluções que assim não irão funcionar.

    Antes de ser cliente da minha actual operadora (penso que ninguém levará a mal por revelar que é a excelente Vodafone…), cheguei a tentar o aumento do sinal wi-fi, com um “Devolo”, bem caro por sinal. Mas devolvi-o ao fim de uns dias, por ineficácia.

    (A propósito, no compartimento mais distante do lugar onde tenho o router, a velocidade média do sinal wi-fi ronda os 180 MB nos dispositivos Android. Não sei qual a velocidade que chega ao televisor, porque embora mostrando o nome da rede – que até pode ser 2.4G ou 5.0G conforme seleccionarmos e de acordo com as características dos dispositivos – não mostra a velocidade. Naturalmente).

    É verdade que existem outras marcas e dispositivos mais adequados a cada caso.

    O melhor é ir a uma loja de grande marca (Worten, Fnac), pois as vantagens são:

    – ouvem o problema e indicam a melhor sugestão

    – compra-se e paga-se, leva-se o dispositivo para casa. E se não funcionar, tem no mínimo 15 dias para devolver (embalagem direitinha…) e receber de volta o valor que pagou.

    Lembro que outras lojas podem não devolver o dinheiro, emitindo um vale!

    Por isso referi aquelas duas.

    Um bom FDS para todos.

    Nobre Luso

  6. Caro Nobre Luso,

    Concordo plenamente com a sugestão de adquirir em alguma loja de confiança que permita testar e se não der trocar ou devolver o equipamento.

    Quanto à questão eléctrica, sim pode acontecer se a casa tiver uma instalação trifásica, o mais normal em casas de habitação é termos uma instalação monofásica. Estes equipamentos para funcionar têm que ser ligados na mesma fase.

    Quando surgiram no mercado os primeiros equipamentos que utilizavam a tecnologia Powerline referiam que se existissem disjuntores pelo meio do circuito os equipamentos não conseguiam funcionar por falha de comunicação… presentemente este tipo de equipamentos tem vindo a ser melhorado e permitem por exemplo cada vez velocidades de transferência de dados maiores, eu posso dizer que já usei os meus num circuito com disjuntor pelo meio sem problemas pelo que concluo que a tecnologia terá evoluído e isso já não é um problema.

    ___
    Rui Paz

  7. Olá Pedro
    Não sei se entendi a sua questão pois não sei muito de comunicações, mas se é uma questão apenas de wi fi pela casa, nunca tive problemas. Tenho NOS e um router 4.0. No local onde vivo tenho fibra optica e nunca tenho cortes electricos..

  8. Boa noite

    Não é a mesma coisa mas também se aplica.

    Em tempos adquiri um intercomunicador que utilizava as tomadas para transmitir o sinal

    e acontece que a instalação de casa está dividida em secções isto é as tomadas de uma divisão são independentes de outras divisões .

    assim como outras dependências também estão separadas .

    No quadro de disjuntares costuma estar indicado as tomadas que cada disjuntor alimenta .

    Convém ligar tudo no mesmo circuito senão não há comunicação .

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos

    Simões.

  9. 09/02/2019

    Olá

    Como já disse, pela minha experiência pessoal, experimentei vários repetidores.

    A minha residência está num condomínio, com rede monofásica.

    Acho que todas as redes residenciais não possuem todas as ligações directas, desde o quadro, até aos respectivos pontos de saída/ ligação.

    Existem caixas de derivação instaladas em vários pontos, das quais saem/ seguem para tomadas e outros pontos.

    Eu tive necessidade de instalar uma tomada em local mais acessível e essa ligação foi feita (com cabos dentro da parede).

    Eu tenho o equipamento DEVOLO dLAN 1200+ (ligado ao meu Router NOS).

    Na residência, tenho dois equipamentos instalados nas tomadas:

    – dLAN 1200+ com 452 Mbit/s

    – dLAN 500+ com 245 Mbit/s

    Cada qual num ponto estratégico da residência, cobrindo assim toda a área dela.

    Sem problemas, controlo todo desde o meu PC (como o poderia desde o meu telemóvel).

    Tenho uma assistência técnica “cinco estrelas”, desde a Worten até à DEVOLO.

    Abraços,

    Daniel Dias

  10. Bom dia.

    Eu instalei a “APP” da PLAY STORE chamada “wifi Analyser” que permite medir o sinal de wifi, por exemplo, numa divisão da casa e também saber se o sinal wifi está activo…

    Espero ter ajudado.

    Fernando Pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top