skip to Main Content
​ ​ ​ ​ ​​ ​ ​ ​ ​​ ​ ​ ​ ​​ ​ ​ ​ ​

Problema com leitor de DVD num computador de secretária Asus

Entreajuda


(A Entreajuda Informática é oferecida, e reservada, a LEITORES e ASSINANTES da revista COMPUTADOR)

[ Clique AQUI para regressar ao ARQUIVO de mensagens ]


c215_144
n204_144
sm7_144

Boa-tarde.

Venho uma vez mais solicitar a vossa ajuda para um problema relacionado com o meu computador de secretária, um Asus que tem atualmente instalado o sistema operativo Windows 10.

Uma vez que não tinha a certeza de que se tratava de uma anomalia da unidade de leitura de DVD, decidi, há algumas semanas, adquirir uma aplicação na loja Windows, com a designação de “Fast Player for DVD”, com a intenção de procurar um meio de visualizar filmes no computador.

No entanto, a dificuldade não foi superada; quando faço clique no campo respetivo do menu de “Reprodução” ou no de “Arquivo” desta aplicação surge uma janela que indica que “Item de mídia não está localizado no disco do dispositivo”.

Ora, a realidade é que os DVD foram por mim previamente inseridos em todas as ocasiões, mas os filmes não são reproduzidos pelo aparelho, tal como já sucedia antes de comprar a “Fast Player…”.
Além disso, após eu ter introduzido cada um dos (DVD), produz-se um ligeiro ruído que parece indicar que o mesmo está a girar e a arranhar um pouco em algum ponto.

A minha primeira pergunta é se existirá alguma forma (aplicação, por exemplo) de permitir diagnosticar e, se possível, também indicar uma solução para a anomalia.
Agradeceria também que me indicassem se poderia, sem ter qualquer formação técnica na matéria, tomar algum procedimento de que possa resultar a reparação da avaria, pois quero evitar ter de prescindir do computador, como sucederia se o levasse a um centro de reparação.

Desde já vos agradeço a ajuda.
Com os melhores cumprimentos a todos os colaboradores e leitores da Entreajuda,

Filipe Carvalho

This Post Has 4 Comments
  1. Boa tarde Filipe,

    Já experimentou através do explorador abrir o DVD para saber se o leitor os lê? Pode ter um problema no leitor.

    Pode também experimentar os DVDs em outro computador para saber se os ficheiros por algum motivo perderam qualidade e deixaram de ser lidos.

    Já me aconteceu com algumas marcas de DVDs.

    Para fazer a leitura de vídeos em DVD não precisa de comprar aplicação nenhuma, basta procurar na net pelo programa VLC para além de ser gratuito é um excelente leitor de vídeos.

    Espero ter ajudado

    Cumprimentos

    Ricardo Abreu

     

     

  2. ola caríssimo Sr. Filipe a única solução para o teu problema é substituires o Leitor de CDS ou DVDS pôr um Leitor de CDS ou DVDS novo que deve custar no minimo entre 20 euros, Depois deves Desligar A FICHA do computador da tomada electrica e depois abrir a caixa do computador ( TORRE ATX ), ver onde estão as ligações ( CABO ) da Fonte de Alimentação e o CABO SATA que vai ligar á MOTHERBOARD ( Placa Principal ), Retirar os dois cabos, desmontar as duas chapas laterais da caixa ATX e com uma chave de fendas desaparafusar os quatro parafusos do leitor de DVDS e retirar o leitor de DVDS. Depois é só colocar o novo leitor de DVDS dentro da caixa ATX, aparafusar os quatros parafusos, ligar as pontas dos CABOS ( Fonte de alimentação e da Motherboard ) no leitor de DVDS, na Fonte de alimentação e na Motherboard e voltar a aparafusar as duas chapas de cada lado da caixa ATX, depois disto estar feito é só voltar a ligar o computador esperar que o computador reconheça o leitor de DVDS e instalar os drivers do leitor de DVDS e está pronto a utilizar.

    Abraço Gil Vega

  3. Olá Filipe,

    Esse problema só acontece com DVD’s de vídeo ou todos?

    Se tiver um DVD ou CD original com um qualquer Windows tente iniciar o computador com esse disco na drive e escolha na BIOS (ou via tecla no arranque) para iniciar pelo CD/DVD. Se o computador iniciar é porque tem um qualquer problema só ao nível do Windows.

    Se não tiver um DVD original poderá testar utilizando um que tenha gravado com o Windows, a mim já me aconteceu ter leitores de DVD que passaram só a ler CD/DVDs originais e nada de cópias! devem ter apanhado um vírus da ASAE 🙂

    Se a unidade de DVD estiver avariada a sua substituição não é complicada mas é verdade que existem algumas máquinas de grandes marcas (HP, Dell, Toshiba, etc.) que por vezes não utilizam ligações standard só para complicar as coisas e algumas são mais difíceis de abrir!

    Qual é o modelo do Acer que tem? Volto a repetir que é fundamental indicar logo todos esses dados nos pedidos de ajuda…

    ___
    Rui Paz

     

     

     

  4. Boa-tarde, Rui Paz.

    Agradeço a mensagem enviada em resposta ao meu pedido de ajuda.

    Acontece que o problema está agora resolvido, visto que cheguei à conclusão de que se trata de um problema do próprio leitor de DVD do computador e que teria de o substituir. Ponderei a compra de um leitor interno, mas acabei por optar por um dispositivo externo, pois a montagem de um dos do outro tipo implicaria um custo muito superior ao que gastei só pelo leitor Ultra-Sim Portable DVD Writer.

    Ainda assim, mais uma vez lhe agradeço.

    Cumprimentos.

    Filipe de Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top
Procurar