Skip to content
clube@utilizadores.pt ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​​ [ Iniciar sessão ]​​

Discos de backup inacessíveis

Boa tarde.

Solicitava a vossa colaboração para o problema que reportarei.

Sou professor e guardo toda a minha vida pessoal e profissional em 2 discos de 4 TB cada, da WD (Red), em que um faz espelho da informação do outro (master/slave), através dum programa de sincronização GoodSync.

Julgava eu nunca ter problema maior que uma avaria num dos discos, excluindo uma situação de roubo ou incêndio…

Sucede que na semana passada, ao aceder ao disco principal (Master), tal não foi possível, surgindo uma mensagem de erro “E:\ não está acessível. O parâmetro está incorreto.”

Pensei que fosse algum problema com a caixa onde se encontra o disco, coloquei-o numa dock station e o problema subsistiu.
Experimentei mais dois computadores, sem sucesso.
Convicto de que o problema, a existir, fosse apenas naquele disco, experimentei o 2º disco que faz backup em espelho e confirmei que o problema era o mesmo.

Consultando a Gestão de Discos, verifiquei que havia de facto problemas com os discos, como mostro na imagem:

Perante os factos, seria imprudente cair na tentação óbvia de seguir as propostas de amigos, correndo o risco de inutilizar definitivamente os discos.
Era aqui que pedia o vosso apoio, com base na experiência e trabalho sério e responsável nesta área.
Estou disposto a adquirir um programa que seja reconhecidamente eficaz para problemas desta natureza ou então entregar um dos discos a uma empresa acreditada que faça este trabalho de recuperação.

Grato pela atenção, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

Henrique Dias

Comments (2)

  1. Boa tarde Sr Henrique .

    Para já tem aqui muito tempo e calma para este seu caso , mas estou apostado ajuda-lo

    Então se a BIOS da máquina o reconhece de todo o disco não esta danificado a firmware do disco , deve ser só a FAT alterada , como a Bios reconhece o que tem que fazer , com um disco que esteja a funcionar bem , terá que colocar na máquina o disco que tem problemas e ai ao arrancar tem que ir a Bios e activar na máquina o disco que esta com problemas e ao sair da BIOS fazer gravação e sai

    No novo arranque com o “explore” a máquina reconhece os dois discos o primeiro que esta bom o segundo deve reconhecê-lo mas sem informação .

    Então tem que ir ao site da EASUS , la tem vários programas e deve procurar o da reconstrução da informação do disco , mas atenção o que disponibilizam gratuito . só recupera só uns 100 Gb , para ter a versão que pretende para o seu disco todo , fala em 4 Tb , tera que ser comprado atraves da Paypall, pode pagar e tê-lo de imediato disponivel no mail , porque lhe disponibilizam na hora o serial nº para efectivar e ter por um ano até com actualizações do programa , Esse site é muito seguro trabalho há muitos anos e findo o ano eles não o fazem automáticamente como há muitos que o fazem e teremos ai que avisar a Paypall para a reposição do dinheiro , em alternativa vai a um multivanco gerar um código de pagamento e paga com essa senha tirada na máquina do Mulribanco , ai já eles passado um ano não fazem automaticamente Com estes senhores eles avisam para o seu mail se quer reactivar o programa .

    Há um outro que é RECUVA mas que para a grandeza que pretende não sei se vai englobar toda a grandeza de tamanho dos seus discos . Atenção falou-me em dois terá que fazer primeiro a um , depois tira-o e repete todo o processo para o segundo .

    Se alguma vez e atenção a nova máquina que tem , o disco deve ser SSD a máquina não deve ter o TRIM

    na máquina activo e não o tendo , o disco dura-lhe menso tempo e torna-se mais lento

    É assim que fazia quando fui técnico de uma multinacional de renome , mas ajudo amigos .

    Caso esta dica não lhe resolva o seu problema , tem que recorrer a uma empresa que é especialista em recuperar discos . faça a pergunta no Google para recuperação de discos para empresas , não sei é qual

    os custos , mas fala com eles pelo telefone que disponivilizam ate dão orçamentos .

    Felicidades , cumprimentos

    Luis Afonso O. S.

  2. Boa tarde sr Henrique

    Aconteceu-me o mesmo

    Na caixa de busca, execute o comando como adiministrador :- CHKDSK indicado a letra do disco que tem os problemas.

    É simples

    Cumprimentos

    Luís Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *