Youtube na mira da União Europeia por detectar protecções publicitárias!
Tal como descrevemos nesta revista 266 (actualmente em banca) da revista Gui@ da INTERNET, o YouTube está a implementar um mecanismo de detecção de protecções publictárias (os conhecidos ad-blockers) que o utilizador possa ter instalado.
Agora, essa detecção dos bloqueadores de publicidade foi alargada, está aplicada a todos, em todo o mundo.
Ao ser detectado esse bloqueio de publicidade, o YouTube impede a visualização de vídeos.
Este mecanismo usa sobretudo o código Javascript, sendo explicado nesta revista Gui@ da INTERNET a forma de o impedir, e assim evitar a detecção de eventual protecção publicitária.
Mas, o uso desse javascript para detectar a configuração e definições do browser do utilizador pode infringir as leis europeias de protecção de dados.
Por essa razão, a União Europeia está a analisar este procedimento, podendo vir a ser proibido o seu uso por parte do YouTube, ou mais uma pesada multa para a Google.
Mais detalhes:
www.theregister.com/2023/10/26/privacy_advocate_challenges_youtube/
Nota:
Para saber como impedir que o seu bloqueador de publicidade seja detectado, leia p.f. esta edição 266 da revista Gui@ da INTERNET, agora nas bancas:
COMPUTADOR – Gui@ da INTERNET – SmartPHONE Magazine
Este projecto depende de cada revista adquirida em banca, ou de cada subscrição. MUITO OBRIGADO!
Editadas desde há mais de 28 anos, sem nunca incluir nenhuma página de publicidade (apenas publicamos o que pode interessar ao leitor), estas são revistas práticas, feitas em estreita colaboração com o leitor.
Comments (0)